A arte e a ciência do quiroprático têm sido muitas vezes difamadas pelo estabelecimento de saúde ocidental. A animosidade histórica se deve principalmente ao fato de que a medicina ocidental tende a empregar uma filosofia do reducionismo, que afirma que a melhor maneira de entender como o corpo humano funciona, como as patologias se originam e como tratá-las pode ser melhor alcançada reduzindo o corpo às suas partes componentes.

O corpo é classificado em sistemas de órgãos, depois em órgãos individuais, que são então divididos em seus tecidos componentes e, finalmente, em células individuais. A medicina ocidental tradicional procura localizar a causa da patologia e, em seguida, tratar o distúrbio no nível mais restrito possível.

O quiroprático

Este reducionismo está em contraste direto com a abordagem holística adotada pelo quiroprático. O quiroprático, assim como o praticante da medicina tradicional chinesa, percebe que o corpo não pode ser efetivamente reduzido em partes componentes. O quiroprático vê a vida como um fenômeno emergente que engloba e transcende suas partes componentes.

Nos últimos anos, muitos praticantes da ciência ocidental começaram a apreciar a abordagem holística do quiroprático e os tratamentos quiropráticos estão começando a encontrar seu lugar de direito no mainstream médico.

O abismo entre os cuidados de saúde holísticos e a medicina tradicional ocidental está se estreitando. Assim como os médicos estão começando a apreciar os benefícios das abordagens holísticas da saúde, alguns quiropráticos também estão empregando algumas das técnicas e ferramentas da medicina ocidental convencional em sua prática e outros estão empregados em curso macrame passo a passo para quem está começando.

As técnicas tradicionais de manipulação da coluna são combinadas com modernos equipamentos de diagnóstico radiológico para determinar o tratamento mais eficaz para o paciente.

Ciência do quiroprático – quiropraxia

Os quiropráticos também são treinados para reconhecer os sintomas de doenças graves, como o câncer, e quando detectam tal distúrbio, encaminham o paciente para um profissional de saúde especializado nessa condição.

Claramente, a prática quiroprática está sendo cada vez mais vista mais como um complemento aos cuidados de saúde tradicionais, em vez de um concorrente direto. Fazer receitas de chás para emagrecer e para se acalmar, pode ajudar a relaxar os músculos e evitar dores.

O público tomou nota da mudança na relação entre o quiroprático e o médico. Por esta razão, muitas apólices de seguro agora oferecem cobertura para tratamentos de Quiropraxia.

Além disso, as Forças Armadas dos Estados Unidos agora exigem que todos os homens e mulheres em serviço tenham acesso a um quiroprático enquanto estiverem em serviço ativo.

Muitos atletas também aproveitam o tratamento quiroprático, tanto profissionais quanto amadores. A equipe olímpica dos Estados Unidos mantém vários quiropráticos na equipe e o tratamento quiroprático agora é visto como parte integrante do regime de treinamento atlético moderno.

Maior aceitação da quiropraxia

A maior aceitação da quiropraxia junto com outras terapias holísticas não é acidental. Estudos científicos mostraram que as técnicas holísticas são altamente eficazes no tratamento de certos tipos de distúrbios, incluindo alguns distúrbios que não podem ser facilmente tratados usando técnicas médicas padrão.

A medicina holística, antes vista como uma pseudociência marginal, está desfrutando de uma reputação cada vez mais positiva entre o público em geral, bem como os profissionais de saúde.

Como os cuidados quiropráticos agora estão mais disponíveis do que antigamente e como muitas apólices de seguro cobrem os serviços de um quiroprático, o consumidor de cuidados de saúde descobre que tem mais opções do que antes e, portanto, pode assumir um papel mais ativo no planejamento de seus próprios cuidados de saúde.